O que é o pior do racismo?

Antes de responder a esta pergunta é preciso esclarecer que o que é normalmente chamado de racismo são na verdade três estágios diferentes:

A) Racismo: É o estágio inicial, Quando você acha que preto é diferente de branco, branco é diferente de índio, índio é diferente de japonês, etc.

B) Preconceito racial: É o estágio intermediário, como você agrupa pessoas em grupos (raças), você atribui valores a estas raça, por exemplo: Preto é pobre, índio é preguiçoso, japonês é estudioso.

C) Discriminação racial: Como você atribui valores a um grupo (Raça) então você usa estes valores para julgar uma pessoa. Por exemplo, preto é pobre, se alguma coisa foi roubada deve ser um preto pois o branco tem dinheiro da comprar.

Racismo

O primeiro estágio (Racismo) é uma consequência natural do nosso modo de pensar, nós naturalmente fazemos grupos das coisas e pessoas. Por exemplo sua família e estranhos, seus amigos e conhecidos, ricos e pobres, gordos e magros, bonitos e feios etc. E estes grupos deixam mais fácil você viver, por exemplo, você pode contar mais com a ajuda de sua família do que de estranhos, mais ajuda de amigos que de conhecidos. Só que agrupar por raça é um grupo muito grande de pessoas com mais características muito variada que não trás muitas vantagens, existem negros na sua família, você provavelmente tem amigos negros e existem negros ricos e negros pobres. Assim o racismo em si não é um problema, é só um modo ineficiente de pensar.

 

Preconceito racial

O segundo estágio (Preconceito racial) também é consequência de nosso modo de pensar, se você divide as pessoas em raças, é porque acha que uma raça é diferente da outra e possui características diferentes, por exemplo, negros são mais pobres do que brancos, pode ser que isto seja verdade, afinal no Brasil por exemplo temos somente 130 anos de liberação da escravidão, então parece lógico que nestes 130 anos muitos negros ainda não conseguiram sair da pobreza. O preconceito racial pode ser útil para nos guiar em situações onde não temos informações prévias sobre algo, por exemplo, se encontramos um japonês e temos o preconceito de que japonês não gosta de contato físico então seria um bom negócio evitar contatos nos primeiros momentos. Por outro lado, como foi explicado agrupar as pessoas em raças é muito genérico, no caso do japonês existem japoneses de nascença que viveram em outros países e que não tem as mesmas tradições, existem negros pobres, mas também existem negros ricos, existem brancos ricos, mas também existem brancos pobres. Preconceitos, não só preconceitos raciais, mas preconceitos em geral, são um ponto de partida quando não se tem outras informações mas são ruins quando você se apega a eles. Preconceitos raciais são uns dos piores pois são muito genéricos e não trazem informações uteis.

 

Discriminação racial

Já o terceiro estágio (Discriminação racial) é que é o verdadeiro problema. Vamos dar um exemplo bem claro. A lei de cotas para negros nos concursos publicos estipula 20% do total de vagas para negros. Hora, todos sabemos que cargos publicos pagam melhor que em empresas particulares e que existem pessoas que param de trabalhar somente para estudar para concursos. Então partimos do racismo (pessoas são diferentes por sua raça) até o preconceito racial (negros são mais pobres e favorecidos que brancos) e finalmente chegamos na discriminação racial: Se você é negro já tem um lugar reservado, não importa quem seja você. Ora, qualquer um com um pouco de inteligência sabe que existem negros pobres e ricos, negros que estudam e que não querem estudar. Assim como existem brancos pobres e ricos, brancos que estudam e que não querem estudar. O que faz a lei de cotas é estabelecer uma vantagem injusta para negros dizendo que está dando chances a pessoas que não tem recursos. Mas quem vai passar no concurso, o negro pobre que tem que trabalhar todo o dia ou o negro rico que pode ficar estudando sem precisar trabalhar?

Respondendo

Então respondendo a sua pergunta o pior problema do racismo é a discriminação racial, que é você julgar a pessoa pela sua raça, não pelas suas próprias qualidades. Antigamente tínhamos muito racismo contra negros, negros não podiam ir a escola, negros não podiam votar, negros eram insultados e não podiam se defender. Hoje a discriminação é contra brancos, negros tem vantagem em cargos e na escola, negros podem insultar brancos mas se são insultados isto é injuria racial, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *