Porque ações afirmativas são racistas.

Vamos pegar um primeiro exemplo:

Um homem velho e um jovem concorrem em um emprego de tecnologia da informação. O entrevistados decide contratar o jovem porque entende que tecnologia da informação é uma área recente e o velho não deve estar por dentro das recentes novidades da área.

O entrevistado fez esta escolha sem examinar mais detalhadamente os candidatos.

Agora vamos a um segundo exemplo:

Um homem velho e um jovem concorrem em um emprego de tecnologia da informação. O entrevistados decide contratar o velho pois é mais difícil para um velho conseguir emprego pois todos preferem jovens.

O entrevistado fez esta escolha sem examinar mais detalhadamente os candidatos.

O que você entende destes exemplos?

Você entende que ambos os exemplos são os mesmos exemplos? Tanto no primeiro quanto no segundo o entrevistador tomou sua decisão baseado na idade do candidato, ele não tomou a decisão verificando qual seria o melhor para o cargo.

O entrevistador pensa que todos os jovens são iguais e todos os velhos são iguais, ele não considera as características individuais de cada pessoa, ele considera as características do grupo que ele colocou a pessoa. Isto é discriminação preconceituosa.

O mesmo ocorre com ações afirmativas. Ações afirmativas são ações, como cotas, que visam a dar vantagem a um grupo sobre outro. Ações afirmativas agem prejudicando uma pessoa, a pessoa que foi excluída da vaga, para privilegiar a outra pessoa porque pré-julga que a pessoa que o que importa são as características que ela atribuiu ao grupo, não as habilidades de cada um demonstrados na seleção. Isto é uma discriminação preconceituosa.

Quando a discriminação preconceituosa tem a cor da pele como preconceito, dizemos que é uma descriminação racial, ou simplesmente racismo. Assim cotas que utilizam a cor da pele como preconceito para discriminar são racistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *